Cirurgia de Próstata (Terapia com Laser Verde) - Urologista Campinas

Cirurgia de Próstata (Terapia com Laser Verde)

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma condição bastante comum que afeta muitos homens a partir de 50 anos de idade. Dois em cada cinco homens (41 %) com a idade acima de 50 anos e três a cada quatro (75 %) dos homens nos seus 70 anos ou mais têm problemas pra conseguir urinar, que pode ser causado pela HPB. A glândula da próstata cresce lentamente à medida que o homem envelhece. Em alguns casos, a glândula pressiona o canal pelo qual passa a urina (uretra). Quando isso ocorre, torna-se difícil a passagem da urina. Sintomas como jato urinário fraco, muitas idas ao banheiro com pouca quantidade de urina e até mesmo retenção urinária são os principais sintomas deste problema. É importante deixar claro que que hiperplasia Prostática Benigna (HPB) não é um tipo de câncer e não aumenta o risco de que o paciente desenvolva um câncer mas ela leva a uma queda importante da qualidade de vida do paciente.

Sempre na busca por tratamentos mais eficientes para os pacientes, com menor agressividade e com recuperação mais rápida, foi desenvolvido o tratamento Green Light Laser Therapy, ou Terapia com Laser de Luz Verde na tradução para o português. A vaporização fotosseletiva da próstata é o avanço mais importante que se tem feito nos últimos 25 anos no tratamento do HPB. Este sistema foi desenvolvido na Clinica Mayo (Rochester-Minnesota- Estados Unidos) com primeiros resultados já em 1998 e desde então a tecnologia avançou muito tornando o procedimento cada vez mais eficiente e seguro neste tratamento!

A Terapia com Laser Verde é um procedimento minimamente invasivo, realizado dentro de um hospital, no centro cirúrgico, com anestesia, no qual é introduzido um pequeno aparelho através da uretra, que vai até a região da próstata. Na parte interna deste aparelho, é introduzido uma fibra que faz a transmissão da energia do laser até o tecido da próstata. Através desta fibra há a transmissão da energia do laser verde de alta potência que vaporiza seletivamente o tecido da próstata de forma rápida e eficaz e, simultaneamente, coagula os vasos sanguíneos, fazendo com que o sangramento durante o procedimento seja mínimo ou até mesmo que não haja sangramento algum!

Atualmente a fonte produtora deste laser utilizada por mim nos hospitais nos quais atuo é o Green Ligh XPS®. Este moderno aparelho emite uma luz verde com comprimento de onda de 532nm e uma potência máxima de 180 watts possibilitando vaporizar o tecido da próstata crescido sem levar a lesão profunda de tecidos, diminuindo muito os sintomas de irritação e ardência para urinar dos procedimentos feitos anteriormente!

As vantagens da utilização desta técnica de tratamento são muitas e podemos listar abaixo:

  • Possibilidade de tratamento de próstatas maiores pela maior eficiência do laser em relação ao bisturi elétrico tradicional.
  • Menor sangramento, ou até mesmo ausência de sangramento durante o procedimento, possibilitando uma recuperação mais rápida do paciente e retorno precoce para suas atividades habituais.
  • Pela maior eficiência do laser em controlar o sangramento, existe a possibilidade de tratamento de pacientes que necessitam de medicação anticoagulante e que não podem suspender a medicação antes do procedimento.
  • Menor chance de sintomas de ardência para urinar pelo uso de transmissor mais moderno do Laser (Green Light XPS®).
  • Diminuição do uso de medicamentos para próstata e melhora da qualidade de vida pelo melhor jato urinário após o procedimento.

 

Se você sente dificuldade para urinar, tem o jato urinário mais fraco, acorda muitas vezes a noite para urinar, tem a sensação de esvaziamento incompleto após urinar você pode estar com problemas obstrutivos causados pela próstata e este tratamento pode ser para você!

Uma boa consulta com o urologista vai conseguir identificar este problema e você poderá ser orientado e tratado da melhor maneira possível, recuperando como segurança e eficiência a sua qualidade de vida!

Os comentários estão encerrados.